Espaço de compartilhamento, registros, sensações, reflexões, discussões, expressões, imagens, sons, vazios... de diversos elementos da forma e do conteúdo da arte e da vida. Blablabla...

"(...) não o grites de cima dos telhados, deixa em paz os passarinhos (...)"

"(...) Quem pode, pode Deixa os incomodados que se incomodem (...)"

"(...) um coturno (...) sapatilhas de arame (...) alpercatas de aço (...) pés descalços sem pele (...) um passo que a revele (...)"

"(...) Pra pedir silêncio eu berro Pra fazer barulho eu mesma faço (...)"

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Criação - desdobramentos

Penso que fui muito reducionista quando afirmei aqui neste espaço, em um post anterior, que o filme Criação era bom para passar o tempo e relaxar. Faltou destacar os diversos aspectos positivos que vejo nele. O filme é um bom mote para problematizar e refletir sobre algumas questões: a origem do universo, fé X ciência, os limites do humano, entre outras possíveis. Mas o que mais me tocou é a questão da assunção de algo em que você acredita, constata e que faz sentido na sua vida, mesmo que isso contradiga tudo o que está ao redor. E o destaque para aquele momento, o momento exato em que isso passa a fazer tanto sentido para você - e de forma tão clara - que lhe adoece continuar negando evidências apenas para satisfazer a necessidade de harmonia nas suas relações pessoais. O amor de forma bastante humana e madura colocada no filme também é uma abordagem que gosto, nada de romantismos bobinhos.

A partir do diálogo que tivemos sobre este filme, o Guilherme trouxe para nós o documentário de Richard Dawkins, The Root of All Evil? (em português: A Raiz de Todo o Mal?). O filme é um documentário britânico feito para a televisão, escrito e apresentado por Richard Dawkins, que tem como foco demonstrar a prescindibilidade das religiões, evidenciando possíveis vantagens para a humanidade advindas de sua inexistência. O documentário foi exibido pela primeira vez em janeiro de 2006 na televisão inglesa, em dois episódios de 45 minutos cada. O título dado ao documentário não era o preferido por Dawkins, mas foi mantido pela emissora (Channel 4) para criar certa controvérsia.

Esta é a sinopse da Wikipédia. Farei minhas considerações sobre o filme num próximo post, pois agora estou na rua e quero destacar trechos específicos, teria que me dedicar sobre o aparelho de DVD para isso. Tenho coisas a ressaltar sobre o filme, mas por ora, fica a dica para quem quiser, assistir - é bem bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário